LACEN - PI

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

Piauí passa a diagnosticar casos de H1N1 com novo laboratório

E-mail Imprimir PDF

O estado do Piauí passa, a partir desta segunda-feira (10), a realizar exames que possibilitam o diagnóstico do vírus H1N1, causador da Gripe A. As amostras, que antes eram enviadas para São Paulo, passam a ser analisadas no Lacen, através do laboratório de H1N1, inaugurado hoje pelo governador Wilson Martins e a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins.

Antes, os exames colhidos no Piauí eram feitos no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. O resultado demorava até dois meses para chegar ao estado. “Em 2010, tínhamos dificuldades até no armazenamento das amostras, que exigiam gelo seco. Tínhamos que comprar esse gelo no vizinho estado do Ceará. A demora na entrega do resultado demorava até dois meses”, disse a diretora do Lacen, Symonara Faustino.

Além do laboratório de H1N1 foi inaugurado também o laboratório de Influenza Sazonal, a popular gripe. As duas obras estavam no plano de metas da secretária Lilian Martins. “Desde o começo do ano perseguíamos a realização dessa meta. O Governo Federal, para se ter uma idéia, não sabe o panorama da gripe no Piauí pela ausência de um laboratório desses, agora a realidade é outra. Vamos ter condição de monitorar os casos de gripe e saber que vírus atuam em nosso estado.”, disse a secretária.

O governador Wilson Martins elogiou o empenho da Sesapi em cumprir suas metas e reafirmou que a Saúde é prioridade em seu governo. “Não mais precisamos enviar exames para fora do estado, isso gera uma economia para o erário público. O povo do Piauí não tinha acesso a este tipo de serviço”, afirmou o governador.

Wilson Martins aproveitou a oportunidade para anunciar mais melhorias para a saúde do estado, como a inauguração na quinta-feira, do primeiro aparelho de Ressonância Magnética público do Piauí, instalado no Hospital Getúlio Vargas (HGV). “Nosso ministro da Saúde está chegando dia 13 para participar da abertura da Conferência Estadual de Saúde e, na manhã do dia 14, vamos inaugurar o setor de imagem do HGV e do CEIR. Estamos comemorando o aniversário do Piauí com avanços na Saúde”, anunciou.

Laboratório de DNA – Durante a solenidade, a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins, anunciou que até o mês de dezembro será entregue à população o laboratório que proporcionará ao Piauí a realização de exames de paternidade, através de DNA.