A Divisão de Biologia Médica do LACEN-PI presta serviços na área de diagnóstico e monitoramento de doenças e agravos de interesse em Saúde Pública. Atua na prestação de serviços de investigação e pesquisa no âmbito da Vigilância em Saúde ao realizar exames por meio de técnicas padronizadas pelos Centros de Referência Nacional nas áreas de Virologia/Imunologia, Microbiologia, Biologia Molecular, Toxicologia, além de executar o monitoramento do câncer de colo de útero e realizar os exames da primeira fase do Teste do Pezinho. O material biológico com suspeita clínica deve ser coletado, acondicionado e transportado de acordo com o estabelecido no Manual de Coleta de Amostras do LACEN-PI. O atendimento na recepção do LACEN–PI é destinado somente aos pacientes referenciados pelas unidades de saúde sob gestão estadual ou pelas unidades de saúde dos municípios do estado do Piauí.
Seção de Virologia/Imunologia
A Seção de Virologia/Imunologia realiza exames para o diagnóstico, confirmação e monitoramento de diversas doenças e agravos em saúde pública. As metodologias utilizadas vão desde testes de triagem até os mais específicos, utilizando-se de técnicas padronizadas, garantindo assim a prestação de serviços em diagnóstico laboratorial de média e alta complexidade.
Exames: Sorologia para: HIV ½, HTLV ½, Marcadores das Hepatites Virais (A, B e C), Dengue IgM, pesquisa do antígeno NS1 do Vírus da Dengue, Sarampo, Rubéola, Toxoplasmose, Citomegalovírus, Sífilis, Leptospirose; Imunofluorescência para HIV ½, Leishmaniose Humana, FTAbs, Doença de Chagas e Vírus respiratórios (Vírus Sincicial, Adenovírus, Influenza A/B e Parainfluenza 1,2 e 3; além de pesquisa para Rotavírus, Contagem de T CD4+/T CD8+ e T CD45+ através da técnica de Citometria de fluxo.
Seção de Biologia Molecular
O diagnóstico em Biologia Molecular foi implantado no LACEN-PI em 2001 através da Rede Nacional de Carga Viral para HIV 1 e a partir daí estamos ampliando o diagnóstico molecular para outras doenças.
Exames Realizados:
- bDNA- HIV Quantitativo (Carga Viral do HIV 1),
- PCR em Tempo Real para H1N1,
- PCR em Tempo Real para Hepatite B ( Carga viral do HBV)
- Teste de Paternidade (DNA) para atender a demanda oriunda da Defensoria Pública do Estado.
Exames a serem implantados:
- PCR em Tempo Real para Meningite Bacteriana,
- PCR Qualitativo e Quantitativo para HCV
- Genotipagem para HCV.
Seção de Microbiologia
A Seção de Microbiologia promove o diagnóstico, controle e monitoramento de doenças e agravos causados por bactérias e desenvolve atividades de pesquisa em parceria com outras instituições.
Exames: Controle de Qualidade - Revisão de Lâminas de Tuberculose e Revisão de Lâminas de Hanseníase, Bacterioscopia pelo GRAM, Baciloscopia para BK e Hansen, Cultura/Antibiograma: Secreção vaginal e uretral, Secreção Orofaringe, Purulenta, Urocultura, Coprocultura, Hemocultura, Liquor, Coqueluche, Difteria e Tuberculose.
Seção de Toxicologia
Promove a avaliação toxicológica através do controle dos exames de colinesterase sanguínea realizados nos agentes de endemias que trabalham direta e indiretamente com inseticidas organofosforados e carbamatos, para detectar a redução dos níveis da atividade da colinesterase plasmática.
Exame: Determinação da atividade da Colinesterase plasmática.
Seção de Citopatologia Ginicológica
Promove a avaliação de desempenho dos laboratórios que realizam os exames citopatologicos, através da realização do controle externo da qualidade estabelecido e executado por equipe técnica especializada.
Seção de Triagem Neonatal (Teste do Pezinho)
A triagem neonatal é uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas ou infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, desta forma, tratamento precoce específico e a diminuição ou eliminação das seqüelas.
As amostras coletadas no papel de filtro serão encaminhadas ao LACEN (Laboratório do Serviço de Referência em Triagem Neonatal), onde os exames serão processados com a maior rapidez possível. Os resultados dos exames serão encaminhados de volta ao posto de coleta, onde a família poderá obtê-lo para apresentação ao pediatra que acompanha a criança.
Nos casos com resultados de triagem alterados, o laboratório central deve acionar o posto de coleta para que entre em contato com a família para realização dos exames confirmatórios da criança.
O LACEN realiza o diagnóstico da Fase 1 do PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal): Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria.
Exames de Triagem: TSH e PKU (Sangue coletado no papel de filtro)
Exames confirmatórios e monitoramento do tratamento: T4 Livre e TSH (Soro),PKU (sangue coletado no papel de filtro)