LACEN - PI

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
LACEN - PI

Apresentação

E-mail Imprimir PDF

A lei 6.229 de 17 de julho de 1975 criou a rede de Laboratórios de Saúde Pública com a participação das Secretarias de Saúde das Unidades Federais.

O LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA " DR. COSTA ALVARENGA" - LACEN-PI foi inaugurado em Setembro/1977 e institucionalizado através da lei 3.712 de abril/79, integrando o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, cuja regulamentação deu-se através da Portaria nº 15, de 03 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública - SISLAB, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância epidemiológica, vigilância ambiental em saúde, vigilância sanitária e assistência médica de alta complexidade. Atualmente é uma diretoria com capacidade Gestora e Orçamentária, ligada à Secretária da Saúde do Estado do Piauí.

 

 

Novos Exames (HEMOGLOBINOPATIAS e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO)

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr Costa Alvarenga" - Lacen-PI, por intermédio da Diretora Geral - Drª Symonara Karina em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde do Píaui - SESAPI, vem comunicar aos Secretários Municipais de Saúde dos Municípios do Estado do Piaui, que já está realizando os exames de HEMOGLOBINOPATIAS (Sangue Total) e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO (HIV, Toxo IgG e IgM, CMV IgG e IgM, Rubépla IgG e IgM, Sífilis Total, HbsAg) das GESTANTES atendendo a Rede Cegonha.

Ressaltamos que as amostras para HEMOGLOBINOPATIAS deverão ser cadastradas no link: NETLAB - Triagem Neonatal (sangue total: 5 mL) e o PRÉ-NATAL permanecerão o cadastro no link: GAL (papel de filtro).
Nota: Qualquer dúvida para treinamento entrar em contato com o Lacen através dos telefones: (86) 3216-3657 ou (86) 3221-3551.

Nota Técnica e Instruções de Coleta para HEMOGLOBINOPATIAS e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO

Circular Lacen nº 20/2013

 

Suspensão Temporária de análises microbiológicas de água

E-mail Imprimir PDF

O LACEN- PI vem através deste ofício informar sobre a suspensão temporária de análises microbiológicas de água devido a reforma estrutural do setor.

 

Confira aqui a NOTA AQUI

 

Atenciosamente,

Carinne Emanuelle Ferreira de Sousa
Coordenadora de Rede de Laboratórios - LACEN - PI

 

 

COMUNICADO N°02 DA REDE TUBERCULOSE AMOSTRAS EXTRAPULMORARES/NÃO ESCARRO

E-mail Imprimir PDF

O LACEN- PI vem a público informar que a partir de 12 de maio de 2023, as análises com amostras NÃO ESCARRO, realizadas no LACEN-PI, seguirão o ALGORITMO de investigação de tuberculose. A solicitação no GAL deverá ser de Teste Rápido Molecular (TRM) e Cultura (NÃO ESCARRO).

COMUNICADO 02 DA REDE DE TUBERCULOSE

Atenciosamente,

Carinne Emanuelle Ferreira de Sousa
Coordenadora de Rede de Laboratórios - LACEN - PI

 

 

Implantação do NetLabNeo

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr Costa Alvarenga", através da Diretora Geral - Drª Symonara Faustino, vem comunicar aos Secretários(as) Municipais de Saúde dos Municípios do Estado do Piaui, que o Lacen encontra-se com uma nova meta de trabalho no tocante a realização dos exames de Triagem Neonatal.
A partir do dia 18.12.2012, passamos a utilizar aqui no Lacen um novo Software (NetLabNeo), para controle dos exames da Triagem Neonatal, com isso todas as unidades do Piauí que enviam esse tipo de exames para o Lacen, deverão passar por uma capacitação para a ulitilização do referido Software.
A partir da capacitação as unidades passaram a coletar suas amostras como também cadastra-las no sistema. Esse sistema permite que a unidade coletora tenha um controle maior de suas requisições, acabando com as ligações interurbanas para o Lacen a procura de seus resultados.

 


Página 1 de 11