LACEN - PI

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
LACEN - PI

OFÍCIO CIRCULAR Nº 022/14-LACEN

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr. Costa Alvarenga", no uso de suas atribuições legais, por intermédio da Diretora Geral - Drª Symorana Karina Medeiros Faustino, em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí  - SESAPI informa a todos os municípios do Piauí que já estamos realizando os exames correspondentes à 3ª Fase da Triagem Neonatal - IRT (Fibrose Cística). Saiba mais

 
 

Portaria N° 151(14.10.2009)

E-mail Imprimir PDF

Informamos aos responsáveis pelo envio das amostras para realização de testes de HIV, Teste Sorológico, que  observem o  cumprimento da Portaria N° 151(14.10.2009) do  Ministério da Saúde, no seu artigo  Art. 1º “Aprovar, na forma dos Anexos a esta Portaria, etapas sequenciadas e o Fluxograma Mínimo para o Diagnóstico Laboratorial da Infecção pelo HIV em indivíduos com idade acima de 18 (dezoito) meses, de uso obrigatório pelas instituições de saúde públicas e privadas.

Poderão ocorrer resultados não detectáveis por conta do  limite abaixo de detecção sendo utilizado outra metodologias.

Segundo o MS: “A detecção de anticorpos anti-HIV, em crianças com idade inferior a 18 meses de vida, não caracteriza infecção, devido à transferência dos anticorpos maternos anti-HIV pela placenta, sendo necessária a realização de outros testes complementares para a confirmação do diagnóstico”(MS. Port. 151)

Pedimos que sejam enviadas somente amostras dos pacientes maiores de 18 meses.

 

Alteração da metodológia para exame FTA-Abs Sifílis

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga”, através da Diretora Geral – Drª. Symonara Faustino, vem comunicar a todos os Diretores das Unidades Hospitalares da SESAPI e de Teresina,como também aos Secretários Municipais de Saúde dos 224 municípios do Estado do Piauí , que a partir do dia 15.09.2012,   o exame o FTA-Abs Sífilis, será substituído por outro teste treponêmico TR DPP Sífilis - Biomanguinhos, conforme contempla   a Portaria Ministerial  Nº3.242 de 30 de dezembro de 2011.

OFÍCIO CIRCULAR Nº14/12- LACEN - para maiores esclarecimentos.

 

Amostras ambientais também serão cadastradas no GAL

E-mail Imprimir PDF

A partir da versão 2.4.0, os usuários do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL) – sistema utilizado por profissionais do Lacen-PI e demais Unidades de todo o Estado – contarão com mais uma ferramenta: a de cadastro de amostras ambientais, ou seja, de amostras de água, ar e solo, ligadas ao monitoramento da rede abastecimento público de água, à melhoria da qualidade do ar e o controle de utilização do solo.
Atualmente, o sistema permite gerenciar a rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação até a emissão de laudos somente para amostras de biologia médica humana como sangue, liquor, dentre outras.
Com a mudança, além de atender aos requisitos próprios para cadastro de amostras, o Lacen-PI espera otimizar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos também para amostras ambientais. “O Sistema funciona em ambiente Web, permitindo o cadastro prévio da amostra pela Vigilância Ambiental e liberação de laudos diretamente via internet para o solicitante, agilizando a resposta laboratorial e, consequemente, a ação de vigilância à saúde”.
Atenção usuário
A partir da versão 2.4.0, ao acessar a tela de login do GAL, o usuário encontrará abaixo dos já conhecidos campos “Usuário” e “Senha”, o novo campo “Módulo”, no qual terá que selecionar uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”, conforme o que lhe foi liberado no ato de sua capacitação, conforme figura abaixo:

Leia mais...
 


Página 11 de 11