LACEN - PI

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Seja bem-vindo ao LACEN - PI

NOTA TÉCNICA Nº 05/2015 – (MICROCEFALIA)

E-mail Imprimir PDF

Diante do aumento de casos de Microcefalia entre os recém-nascidos nos últimos meses, este Laboratório encaminha as orientações sobre coleta, transporte, acondicionamento e envio das amostras para a realização de exames que possam confirmar as possíveis causas do agravo.

Em Anexo segue painéis criados para a solicitação dos exames de acordo com o tipo de amostra (soro, líquor e líquido amniótico)

ANEXOS

 

Última atualização em Qua, 09 de Dezembro de 2015 15:24
 

OFÍCIO CIRCULAR Nº 022/14-LACEN

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr. Costa Alvarenga", no uso de suas atribuições legais, por intermédio da Diretora Geral - Drª Symorana Karina Medeiros Faustino, em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí  - SESAPI informa a todos os municípios do Piauí que já estamos realizando os exames correspondentes à 3ª Fase da Triagem Neonatal - IRT (Fibrose Cística). Saiba mais

 

Novos Exames (HEMOGLOBINOPATIAS e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO)

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr Costa Alvarenga" - Lacen-PI, por intermédio da Diretora Geral - Drª Symonara Karina em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde do Píaui - SESAPI, vem comunicar aos Secretários Municipais de Saúde dos Municípios do Estado do Piaui, que já está realizando os exames de HEMOGLOBINOPATIAS (Sangue Total) e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO (HIV, Toxo IgG e IgM, CMV IgG e IgM, Rubépla IgG e IgM, Sífilis Total, HbsAg) das GESTANTES atendendo a Rede Cegonha.

Ressaltamos que as amostras para HEMOGLOBINOPATIAS deverão ser cadastradas no link: NETLAB - Triagem Neonatal (sangue total: 5 mL) e o PRÉ-NATAL permanecerão o cadastro no link: GAL (papel de filtro).
Nota: Qualquer dúvida para treinamento entrar em contato com o Lacen através dos telefones: (86) 3216-3657 ou (86) 3221-3551.

Nota Técnica e Instruções de Coleta para HEMOGLOBINOPATIAS e PRÉ-NATAL EM PAPEL DE FILTRO

Circular Lacen nº 20/2013

Última atualização em Qua, 10 de Outubro de 2018 09:42
 
 

Implantação do NetLabNeo

E-mail Imprimir PDF

O Laboratório Central de Saúde Pública "Dr Costa Alvarenga", através da Diretora Geral - Drª Symonara Faustino, vem comunicar aos Secretários(as) Municipais de Saúde dos Municípios do Estado do Piaui, que o Lacen encontra-se com uma nova meta de trabalho no tocante a realização dos exames de Triagem Neonatal.
A partir do dia 18.12.2012, passamos a utilizar aqui no Lacen um novo Software (NetLabNeo), para controle dos exames da Triagem Neonatal, com isso todas as unidades do Piauí que enviam esse tipo de exames para o Lacen, deverão passar por uma capacitação para a ulitilização do referido Software.
A partir da capacitação as unidades passaram a coletar suas amostras como também cadastra-las no sistema. Esse sistema permite que a unidade coletora tenha um controle maior de suas requisições, acabando com as ligações interurbanas para o Lacen a procura de seus resultados.

Última atualização em Sáb, 23 de Março de 2013 12:24
 


Página 9 de 11