LACEN - PI

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Seja bem-vindo ao LACEN - PI

Exames de Colinesterase em Agente de Controle de Endemias

E-mail Imprimir PDF

A SESAPI, através da Coordenação de vigilância em saúde ambiental e LACEN darão inicio a partir de Janeiro de 2012, da retomada e de forma REGULAR (quatrimestral) para a realização de EXAME DE COLINESTERASE nos agentes de controle de endemias que manuseiam produtos com organofosforado, tanto do quadro do Ministério, como do quadro do município, nos termos da Nota Técnica nº 165/2008.

Oficio Circular 32/2011 para maiores esclarecimentos.

Última atualização em Qua, 07 de Dezembro de 2011 12:12
 

Amostras ambientais também serão cadastradas no GAL

E-mail Imprimir PDF

A partir da versão 2.4.0, os usuários do Gerenciador do Ambiente Laboratorial (GAL) – sistema utilizado por profissionais do Lacen-PI e demais Unidades de todo o Estado – contarão com mais uma ferramenta: a de cadastro de amostras ambientais, ou seja, de amostras de água, ar e solo, ligadas ao monitoramento da rede abastecimento público de água, à melhoria da qualidade do ar e o controle de utilização do solo.
Atualmente, o sistema permite gerenciar a rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação até a emissão de laudos somente para amostras de biologia médica humana como sangue, liquor, dentre outras.
Com a mudança, além de atender aos requisitos próprios para cadastro de amostras, o Lacen-PI espera otimizar os procedimentos de recepção, análise, emissão e encaminhamento de laudos também para amostras ambientais. “O Sistema funciona em ambiente Web, permitindo o cadastro prévio da amostra pela Vigilância Ambiental e liberação de laudos diretamente via internet para o solicitante, agilizando a resposta laboratorial e, consequemente, a ação de vigilância à saúde”.
Atenção usuário
A partir da versão 2.4.0, ao acessar a tela de login do GAL, o usuário encontrará abaixo dos já conhecidos campos “Usuário” e “Senha”, o novo campo “Módulo”, no qual terá que selecionar uma das opções: “Ambiental” ou “Biologia Médica Humana”, conforme o que lhe foi liberado no ato de sua capacitação, conforme figura abaixo:

Última atualização em Qui, 17 de Novembro de 2011 08:52 Leia mais...
 

Piauí passa a diagnosticar casos de H1N1 com novo laboratório

E-mail Imprimir PDF

O estado do Piauí passa, a partir desta segunda-feira (10), a realizar exames que possibilitam o diagnóstico do vírus H1N1, causador da Gripe A. As amostras, que antes eram enviadas para São Paulo, passam a ser analisadas no Lacen, através do laboratório de H1N1, inaugurado hoje pelo governador Wilson Martins e a secretária de estado da Saúde, Lilian Martins.

Antes, os exames colhidos no Piauí eram feitos no Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista. O resultado demorava até dois meses para chegar ao estado. “Em 2010, tínhamos dificuldades até no armazenamento das amostras, que exigiam gelo seco. Tínhamos que comprar esse gelo no vizinho estado do Ceará. A demora na entrega do resultado demorava até dois meses”, disse a diretora do Lacen, Symonara Faustino.

Leia mais...
 

Programa Vigiágua/Siságua: Recebimento de Amostras

E-mail Imprimir PDF

Buscando um melhor atendimento às Secretarias Municipais de Saúde no que se refere ao cumprimento das metas do programa Vigiágua/Siságua e levando em consideração nossa capacidade analítica, vimos solicitar que o envio das amostras de água para análise dos municípios sejam entregues até a QUINTA-FEIRA dentro do período destinado a seu município.
Só atenderemos na SEXTA-FEIRA casos isolados de surto ou epidemias notificados no município.
Em casos extraordinários quando o cronograma não puder ser obedecido, que seja enviada uma justificativa junto com as amostras, caso contrário poderá haver uma impossibilidade de recebimento das amostras enviadas.
Certos da colaboração e comprimento de V.Sa., nossos antecipados agradecimentos.

Última atualização em Qui, 13 de Outubro de 2011 10:13
 

Apresentação

E-mail Imprimir PDF

A lei 6.229 de 17 de julho de 1975 criou a rede de Laboratórios de Saúde Pública com a participação das Secretarias de Saúde das Unidades Federais.

O LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA " DR. COSTA ALVARENGA" - LACEN-PI foi inaugurado em Setembro/1977 e institucionalizado através da lei 3.712 de abril/79, integrando o Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública, cuja regulamentação deu-se através da Portaria nº 15, de 03 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública - SISLAB, de forma hierarquizada por grau de complexidade das atividades relacionadas à vigilância epidemiológica, vigilância ambiental em saúde, vigilância sanitária e assistência médica de alta complexidade. Atualmente é uma diretoria com capacidade Gestora e Orçamentária, ligada à Secretária da Saúde do Estado do Piauí.

 

Última atualização em Ter, 11 de Outubro de 2011 10:25
 


Página 11 de 11